Leão Asiático


leaoasiatico.jpg

Nome comum: Leão Asiático

Nome científico: Panthera leo pérsica

Distribuição Geográfica: Antigamente encontravam-se espalhados da Turquia à Índia Central e do Cáucaso ao Iémen. Hoje porém, encontram-se restritos à floresta de Gimo, a noroeste da Índia, onde restam apenas pouco mais de 300 exemplares.




distribuiçaoleoes.png


Habitat: Ao contrário do tigre, que prefere as florestas densas com folhagem densa, o leão asiático habita as florestas de arbustos de folha caduca.

Estado de conservação: criticamente em perigo

estadoconservaçao.png






Benefícios da sua conservação: O leão asiático é útil no sentido, em que pela caça, é capaz de controlar o crescimento de espécies, evitando por isso os seus crescimentos excessivos, que introduziriam desequilíbrios ao nível de variadas cadeias alimentares.


Riscos da sua extinção: desequilíbrios ao nível das cadeias alimentares, podendo provocar a extinção de outras espécies.


Alimentação: Pensa-se que as presas dos leões asiáticos são de menor porte que as presas dos leões africanos, razão pela qual são precisos menos caçadores para as enfrentar. Os leões asiáticos caçam principalmente os veados, os antílopes, as gazelas, os javalis, os búfalos e o gado.


Características: O leão asiático é um dos cincos grandes felinos encontrados na índia. Historicamente são classificados em três tipos: Bengala, Árabe e Persa. Os leões asiáticos são de menores constituições que os leões africanos mas são também muito agressivos. Os leões asiáticos são fisicamente parecidos aos leões Africanos. A sua cor varia entre o castanho-avermelhado e o amarelo tipo areia. Os machos adultos apresentam uma maior dimensão do crânio do que as fêmeas adultas. Os machos atingem um peso que varia entre os 160 e os 190 kg enquanto o peso das fêmeas não varia entre os 110 e os 120 kg.


Características específicas: Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: MammaliaOrdem: CarnívoraGénero: PantheraEspécie: P. leoSubespécie: P. l. pérsica

Período de gestação: 110 dias

Crias: As fêmeas dão à luz uma ninhada que varia entre um e quatro filhotes. A tolerância dos leões machos em relação às crias varia de macho para macho. No entanto, são geralmente mais propensos a compartilhar a comida com os seus filhotes do que com as leoas.


Curiosidades: Encontra-se intimamente relacionado com a arte e a mitologia, através de pinturas, símbolos e crenças.


Hiperligações:
http://www.youtube.com/watch?v=09u1avIdfRo
http://www.youtube.com/watch?v=dEL2f90L_kY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=nw6ND284puk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=-gDb13l4mPM&feature=related

http://www.facebook.com/pages/Roar-for-the-Asiatic-Lion/148251028527367